segunda-feira, 23 de maio de 2011

Início de casamento e seus desafios

O casamento é uma decisão muito importante na vida do casal. Para dar esse passo, é preciso ter certeza da benção divina para esta união. Harmonia, compreensão, companheirismo, paciência e, principalmente, muito amor não podem faltar no lar. De acordo com a psicóloga Eliana Maldonado, o grande desafio de se viver a dois, muitas vezes, é o fato de que, no namoro e no noivado, as pessoas não se conhecem da forma que deveriam, ou seja, nem sempre se atentam aos detalhes que o outro demonstra nestas fases anteriores ao casamento.

“A convivência diária vai mostrando as diferenças de personalidade, hábitos, comportamentos, tradições e valores. Às vezes, o outro não corresponde às expectativas, à idealização do companheiro que é feita no período do namoro, e à aceitação na diferença de pensar ou agir de cada um, o que pode ser um fator de dificuldade no início da vida a dois. Para lidar bem com essas diferenças, é preciso que cada um respeite o outro”, ressalta.
 Para a psicóloga, ceder é fundamental, desde que não interfira nos valores básicos da vida. “Em todas as fases do casamento, o diálogo é de vital importância. É através dele que são colocadas as dúvidas, as inseguranças e as divergências que podem afetar o relacionamento, assim como aparar as arestas, e, mais importante, saber o que o outro pensa e mostrar como se pensa para juntos achar alternativas para transpor as dificuldades que envolvam o casamento”, explica.

É importante ressaltar que nesta fase podem ocorrer alguns desentendimentos, já que o casal está passando por uma fase de adaptação. “Entretanto, é preciso que o assunto seja debatido e esclarecido sempre que houver discórdia, mas com muito respeito para enriquecer a relação”, afirma a especialista.
 Eliana também acredita que brigar não é saudável para a relação como muitos casais pensam. “Divergir nas opiniões e encontrar um ponto de entendimento é o que deveria ser considerado normal”, finaliza.

Fonte: Site melhor amiga/ Universo da Mulher.

2 comentários:

  1. Olá!
    Fui casada a 11 anos e me separei a 3 meses de comum acordo, sufri nos primeiras semanas, emgreci 5 kg em 10 dias, mas hj digo que estou super bem, retomei minha vida, imaginem minha empresa simplismente parou, e depende de mim. afinal não dava pra continuar naquela depre...
    Não tínhamos mais diálogo, hoje somos amigos existe um carinho grande de ambos.Achamos melhor colocar um ponto final para no futuro não nos odiarmos.
    Adoro ler as postagens da Inside.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e continue participando com a gente aqui!
    Imagino seu sofrimento. São nesses momentos que tiramos forças monumentais para seguir em frente... Mas foi bom que vocês em conjunto tomaram essa decisão. Isso demonstra respeito um pelo outro e por si só, e maiores possibilidades de tudo se transformar em uma nova relação, a amizade, que é tão bonita quanto.

    Beijoss!

    ResponderExcluir