segunda-feira, 18 de abril de 2011

Especial Semana de Páscoa

Nossa, o ano está passando rapídíssimo. Sim, já estamos na Páscoa, a semana mais gostosa do ano. Sei que você já pensou nos chocolates e, confesso que eu também, mas é pela simbologia como um todo. Entramos em contato com os mais puros sentimentos e questionamentos, nos enebriamos com a alegria das crianças esperando o tal ovo do coelhinho da páscoa, das brincadeiras, deixamos nossas crianças interiores sair e sonhar...E não podemos deixar essa data especial passar em branco e por isso para começar bem, vamos entender um pouquinho mais ou simplesmente relembrar do seu significado.Vamos lá?

Páscoa  do termo hebraico Pesach que significa "passagem". Adveio do Pessach, data em que comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Para os judeus (libertação) e cristão (ressureição de Cristo) traz a idéia da renovação, da esperança.

Já o coelhinho da Páscoa é um símbolo de fertilidade e é ligado a Ostera (deusa da primavera). A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Os ovos antigamente eram tingidos pelos persas e eles presenteavam seus amigos.

Mas e o chocolate? Bem, as civilizações dos maias e astecas consideravam o chocolate sagrado, assim como o ouro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa o chocolate aparece a partir do século XVI. Já os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX. Hoje essa delícia caiu no gosto popular e virou presente; tornou-se uma tradição nas casas de famílias de várias religiões diferentes. Até mesmo as que nunca tiveram a tradição de comemorar a Páscoa.

Esses são alguns dos símbolos marcantes dessa comemoração tão importante que reúne nossas famílias e amigos nesse clima de amor e paz.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário