quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os mitos dos transtornos sexuais


Os transtornos sexuais afetam milhões de casais em todo o mundo. Curiosamente, muitos deles surgem de crenças errôneas ou de informações equivocadas. Vamos analisar alguns dos mitos mais frequentes.

Só ocorrem em pessoas mais velhas.
Os transtornos sexuais afetam pacientes de todas as idades. A grande diferença é que, à medida que a idade avança, maior a probabilidade de que as causas sejam de origem orgânica, ou seja, produzidas por enfermidades físicas, acidentes, cirurgias ou medicações.

São pouco frequentes e afetam apenas uma minoria.
Segundo estatísticas internacionais, pelo menos uma em cada três pessoas padece de um transtorno sexual.

A causa sempre é psicológica.
Embora exista em quase todos os casos um componente psicológico de angústia e frustração, uma elevada porcentagem de disfunções sexuais decorre de uma causa orgânica. Por isso é muito importante a avaliação integral do paciente e a não simplificação do diagnóstico sexológico.

Não existem soluções efetivas.
Hoje dispomos de uma grande variedade de alternativas médicas, psicológicas e sexológicas para tratar os diferentes transtornos sexuais masculinos e femininos. Por isso, é fundamental consultar um especialista em sexologia.

Um problema sexual só surge porque a pessoa não sente mais nada por seu parceiro.
Apesar de a disfunção sexual, às vezes, ser a manifestação de um conflito do casal, ou de um sentimento que está se apagando ou se transformando, a maioria dos casos não está ligada a isso.

Um problema sexual é consequência de uma infidelidade.
Essa talvez seja uma das primeiras coisas que passa pela cabeça do casal. No entanto, não há necessariamente uma relação direta entre a atração por outra pessoa em uma relação paralela e a disfunção sexual.

Os homens sofrem mais com problemas sexuais do que as mulheres.
Os problemas sexuais são tão frequentes em homens como em mulheres. Os mais comuns entre os homens são a ejaculação precoce e a disfunção erétil, enquanto nas mulheres prevalece a diminuição do desejo e a anorgasmia.

Fonte: Discovery Home & Health.

Nenhum comentário:

Postar um comentário