terça-feira, 29 de março de 2011

Camisinha realmente não dá?

Segundo Fernando Almeida, urologista e professor livre-docente da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o ato sexual também é psicológico. “Durante a relação sexual, essa preocupação pode aparecer de maneira inconsciente ou consciente e o homem pode sofrer a perda de ereção, sim”, afirma.

     O urologista afirma que muitos pacientes que o procuram não admitem o problema. De acordo com o médico, os homens acham que se trata de uma doença e, por isso, somente se acalmam e aceitam conversar sobre isso quando sabem que a preocupação é a responsável pela falha na hora H.

“A disfunção erétil, como problema orgânico, ocorre em grande parte no casos de idosos, não em jovens. E o que os idosos têm que fazer é procurar tratamento médico para sanar o problema. Quando se é jovem, trata-se de uma questão psicológica”, diz Fernando. Pedro Henrique, economista, 32 anos, diz que a camisinha sempre o incomoda e que só usa quando está solteiro. “Quando entro em uma relação estável, abandono a camisinha mesmo. Eu não gosto, perco sensibilidade e sinto menos prazer. Uso quando não conheço a pessoa para me prevenir”.
 Já o urologista alega que a perda da sensibilidade, ao usar camisinha, é muito discreta para perder a ereção ou até mesmo diminuir o prazer consideravelmente. “A camisinha não tira o prazer, isso é um mito, um tabu.” Camila Reis, 24 anos, diz que a maioria dos rapazes que namorou logo queria parar de usar camisinha. “Eles diziam que não teriam o mesmo prazer, que era mais gostoso. E aí empurravam para mim a obrigação de nunca falhar om a pílula, mas não me questionavam sobre nenhuma outra doença! Já até terminei namoro por causa disso, gravidez nessas horas é o menor dos males”, afirma a estudante.

     Fernando diz que a tendência dos homens é focar todas as fantasias em cima do pênis, que é o maior ponto erógeno, mas esquecem inclusive do lado psicológico do ato. “Sexo está relacionado ao prazer e o prazer está associado à cabeça, às sensações, não só ao físico”, alerta.OswaldoRodrigues, diretor do Instituto Paulista de Sexualidade, diz que a questão é que muitos homens pensam que a camisinha vai ser um empecilho. “Quando ele pensa assim, na hora em que colocar a camisinha, vai se sentir mal com isso. Ele se convence de que vai dar errado, e aí dá”, explica. O especialista diz que é um grande problema aquela teoria de que usar camisinha é como chupar bala com papel, além de ser puro mito. “Falhar quando colocar a camisinha é um mecanismo psicológico cognitivo. Se a pessoa não consegue mudar esse pensamento apenas tendo a informação de que não há motivo para isso, a solução é terapia”.

Fonte: Ig Estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário